Engajamento na vida real: um CASE rápido de uma grande empresa do varejo.

Tempo de leitura: 2 minutos

Sim. Clima organizacional, engajamento e desempenho estão intrinsecamente relacionados.

Você já deve ter lido (e eu já escrito) uma série de artigos falando sobre a relação entre clima organizacional, engajamento e desempenho. Já deve ter lido também que:

“Sem dados você é apenas mais uma pessoa com uma opinião.” (W. Edwards Deming).

Então, que tal irmos aos dados?

Vou apresentar abaixo algumas informações extraídas do Relatório CM Analytics que geramos antes do distanciamento social, em uma grande rede varejista com mais de 10 mil colaboradores que é nossa cliente de pesquisa e gestão de engajamento e clima.

Vamos lá:

1. Desempenho e Engajamento

Percentual de colaboradores classificados como ALTO ENGAJAMENTO (que nomeamos de Primes) de acordo com o Resultado do Ciclo de Avaliação Anual.
Avaliação e Engajamento
O grupo dos colaboradores que tiveram na avaliação de desempenho classificações de Muito Satisfatório e Satisfatório (notas 4 e 3) é composto por 88% de PRIMES, isto é, pessoas com alto engajamento, aqueles que têm orgulho, recomendam, não trocam e estão muito satisfeitos com a empresa. Já o grupo com menor avaliação possui apenas 12% de colaboradores PRIME.

Gente engajada tem melhor desempenho ou gente com melhor desempenho é mais engajada? O que sabemos é que são variáveis relacionadas.

2. Relação entre Engajamento e Pontuação na Universidade Digital

Observamos que quanto maior o grau de Fidelidade, maior a pontuação média na Universidade Digital da empresa. Isto é,  os mais engajados estudam mais.

Treinamento e engajamento Não estamos indicando uma relação de causa e efeito, mas evidenciando uma correlação sensível entre estas duas variáveis.

Leia AQUI o artigo sobre envolver os colaboradores no planejamento e execução da estratégia.

3. Relação entre Engajamento e Faltas Injustificadas

Podemos ver que quanto maior o grau de engajamento, menor o número médio de faltas injustificadas do segmento.

Faltas e engajamentoIsto é, os engajados faltam menos.

4. PESQUISA DE SATISFAÇÃO DO CLIENTE das lojas

Resultado médio da Pesquisa de Satisfação do cliente das lojas apresentada pela distribuição em quartis da favorabilidade (clima organizacional).
Satisfação do cliente e climaPodemos identificar que as lojas dentro do grupo dos 25% com melhor clima possuem maior nota média na pesquisa da satisfação do cliente das lojas. Ou Seja melhor clima, clientes mais satisfeitos!

5. RESULTADO ACUMULADO DE VENDAS

Resultado acumulado de vendas das lojas face aos resultados de clima organizacional.
Vendas e climaAs lojas dentro do grupo dos 25% com melhor clima organizacional possuem maior média de resultado acumulado de vendas.

Em resumo: sim, Clima organizacional, engajamento e desempenho estão intrinsecamente relacionados.

Gente engajada e satisfeita, desempenha melhor, estuda mais, atende melhor o cliente, vende mais e falta menos. Para o varejo, isso é música! Simples assim.

Clique aqui e conheça mais a Pesquisa de Engajamento, Clima e People Analytics da Carvalho e Mello. Nós fazemos isso parecer simples.

Grande abraço!
Alvaro Mello

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *