Vídeo: a importância de se medir a saúde organizacional de uma empresa

Tempo de leitura: 4 minutos

engajamento e climaA pesquisa de engajamento e clima funciona como um diagnóstico preciso da saúde organizacional de uma empresa. Imagine um exame de sangue, que revela aspectos importantes sobre a saúde do indivíduo. É o mesmo que faz a pesquisa, só que em relação aos processos ligados à organização e seus colaboradores.

A importância de se checar regularmente o estado de “saúde” da empresa é o tema abordado pelo diretor técnico da Carvalho e Mello, Alvaro Mello, na entrevista a seguir. Alvaro delineia como o diagnóstico preciso é capaz de revelar oportunidades de melhoria no clima e engajamento de uma organização se aliado a um plano de ação eficiente.

Confira a entrevista no vídeo:

O que uma pesquisa de engajamento e clima representa para a empresa?

– Se você pensar que a pesquisa de clima é um exame de sangue que você faz, você tem a possibilidade de enxergar diversos aspectos da sua saúde e, paralelamente, da saúde organizacional, em uma fotografia que deve se repetir. Basicamente, quando a gente fala em pesquisa de clima, a gente está falando de um exame periódico que você tem que fazer. É uma leitura dos processos da empresa, na visão daqueles que vivem estes processos, os colaboradores. 

O que uma pesquisa de engajamento e clima revela?

– O que a gente tem no final é um diagnóstico, porque o grande benefício final da pesquisa de clima é você ter a saúde organizacional e a saúde das pessoas que trabalham naquela organização. Quando você faz o link, que é isso que a pesquisa vai explicar, entre a minha satisfação, o meu prazer de estar aqui, o meu engajamento com esta organização, se essa é uma relação virtuosa, eu tenho produtividade, satisfação e felicidade como produto. Se essa relação é viciosa, a queda de produtividade, aumento do absenteísmo, aumento da rotatividade, estes são os produtos. 

Como uma pesquisa de engajamento e clima revela oportunidades de melhoria?

– O que estamos fazendo em uma pesquisa é identificando quais são os processos que devemos tratar, melhorar, investir, fazer um plano de ação, para que eu aumente a produtividade, a satisfação das pessoas, o senso de pertencimento, o senso de utilidade delas. É isso que faz as pessoas serem felizes: serem úteis e pertencerem a uma organização ou local. 

Quais os desdobramentos de uma pesquisa de engajamento e clima?

– A pesquisa de clima é só o começo, então eu posso fazer meu exame de sangue, pegar o resultado e colocar na gaveta, e fazer outro exame de sangue daqui a um ano. Com certeza minha saúde vai estar pior. O foco que eu tenho é: eu tenho um diagnóstico, e a partir do momento que a gente enxerga que as empresas entraram para fazer um plano de ação efetivo, que tem que ser simples, pragmático e objetivo, a curva de produtividade dessa empresa, a curva de engajamento dos colaboradores, e a curva de felicidade seguem em um processo de crescimento bastante linear. 

O quão importante é a implementação de planos de ação pós pesquisa?

– Existem vários estudos fazendo a leitura dessa equação. O que a gente vê na prática é que, se você fez uma pesquisa e trabalhou, as pessoas vão se sentir melhor dentro daquela organização. A organização vai se sentir melhor no mercado ao qual pertence. As saídas de dados, as estatísticas, os números, são só alguns números que vão estar direcionando o trabalho. O que vale mesmo é o trabalho que é feito depois. A diferença clara entre uma empresa que faz um plano de ação pós pesquisa e uma que não faz é gritante. O caminho de crescimento dessa empresa é completamente diferente, e a velocidade é completamente diferente.

Saiba mais sobre engajamento e clima organizacional:

Por que contratar uma consultoria de pesquisa de engajamento e clima?

10 motivos para se manter um processo de gestão de engajamento em sua empresa

Descobrindo o verdadeiro ROI do engajamento

 

nossa pesquisa



Nosso site: carvalhoemello.com.br
Pesquisa de Clima Organizacional
Avaliação de Desempenho e Competências
Contato – Fale com a gente
Ilustração do post por www.Vecteezy.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *