Oito benefícios que uma pesquisa de engajamento e clima organizacional pode trazer.

Tempo de leitura: 3 minutos

A relação entre Engajamento e Produtividade.

Uma pesquisa de engajamento e clima organizacional vai trazer para você a informação de quais aspectos devem ser trabalhados para incrementar o engajamento das equipes em sua empresa. Vai identificar as correlações existentes entre os aspectos que a empresa consegue gerenciar no seu dia a dia e aqueles aspectos de vão evidenciar vínculo, conexão, engajamento. Por isso, fazer pesquisa sem posteriormente trabalhar estes aspectos certos com as ações certas é jogar dinheiro fora.

Cada vez que você aumenta um pouco o engajamento de sua equipe, você automaticamente:
1.Aumenta o senso de utilidade.
Perceber que o que faz na empresa tem a ver com o que pensa a respeito da vida. Perceber que a missão real da empresa realmente está relacionada com seus valores e o que ele faz lá realmente é útil, não só para a empresa mas para a comunidade em que ela está inserida.

2.Aumenta o senso de pertencimento.
Pertencimento é sentir que pertence àquele lugar pelos relacionamentos formados com as pessoas de sua equipe, incluindo seu líder imediato, bem como um vínculo intangível criado com a imagem corporativa, com a marca e o que ela representa para ele, sua família e a sociedade em que ele vive.

3.Aumenta a boa vontade dos colaboradores para com a empresa.
A boa vontade é a chave de qualquer relacionamento. Qualquer mesmo. Quando temos boa vontade, olhamos o outro de maneira menos crítica, procuramos entender os porquês, as razões e relevamos os erros.

DIMENS˜OES DO ENGAJAMENTO

4.Aumenta a vontade de permanecer e crescer.
Oportunidade de novos trabalhos e desafios, oportunidade de crescimento profissional e pessoal, perceber que ao final do ano de trabalho ele é uma pessoa mais qualificada, com maior empregabilidade.

5.Aumenta a produtividade.
Numa busca rápida no Google com os termos “correlação entre engajamento, clima organizacional e produtividade”, vai trazer mais de 15 mil artigos acadêmicos só de 2014 a 2018. Existe um correlação forte entre estas duas variáveis identificadas por regressão múltipla que nos diz: melhore o clima organizacional e o engajamento que você aumenta a produtividade. (Veja alguns estudos no final deste post).

6.Aumenta a lucratividade.
Da mesma forma, como existe correlação óbvia entre produtividade e lucratividade, fazer gestão de engajamento e clima organizacional é fazer gestão de lucratividade.

7.Diminui a rotatividade.
Pessoas que se sentem úteis, pertencendo a um lugar têm menor propensão a trocar de emprego pois possuem vínculos formados, além do que com menor rotatividade, menor o custo de treinamento, integração e onboarding.

8. Diminui o absenteísmo.
Muitos estudos (pelo menos uns 8 mil artigos científicos) mostram que empregados que trabalham em organizações caracterizadas por baixo engajamento e clima organizacional ruim têm mais faltas em média e muito menos vontade de permanecer na organização do que aqueles que trabalham em organizações com clima organizacional favorável. Afinal, quem gosta de passar 9 horas por dia em lugar que o incomoda?

E quem é o maior direcionador de engajamento? O gestor de equipes. Contrate bem, promova bem, invista nele, dê combustível, conhecimento, treinamento e principalmente, dê apoio e exemplo da alta direção da empresa.

Grande abraço!
Alvaro Mello

Veja mais sobre os diversos tipos de pesquisa de engajamento e clima em:

Guia para escolher o tipo certo de pesquisa de engajamento e clima para sua empresa

Alguns artigos interessantes:

The relationship between satisfaction, attitudes, and performance: An organizational level analysis.
Autor: Ostroff, Cheri
Journal of Applied Psychology, Vol 77(6)

Do Organizational Climate and Competitive Strategy Moderate the Relationship Between Human Resource Management and Productivity?
Autor: Andrew Neal, Michael A. West, Malcolm G. Patterson First Published August 1, 2005

Organizational climate and company productivity: The role of employee affect and employee level.
Author: Malcolm Patterson, Peter Warr, Michael West

Association of risk exposure, organizational identification, and empowerment, with safety participation, intention to quit, and absenteeism.
Autor: Ella Thurstona A. Ian Glendonabc

Does organizational climate moderate the relationship between job stress and intent to stay? Evidence from Macau SAR, China.
Autor: Louis Tze-Ngai VONG

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *